Vale a pena investir tempo em dinheiro em um curso superior?

Porque fazer faculdade?

Será que vale a pena investir tempo em dinheiro em um curso superior? A resposta é simples, sim! Com certeza vale a pena investir na realização de um curso superior vale a pena investir tempo, disposição e dinheiro na realização de um curso superior, pois o mercado de trabalho está a cada dia mais exigente e se a pessoa pretende concorrer por uma boa vaga de emprego, almeja bons salários, é essencial fazer um curso superior. Para pessoas que optam por várias profissões, a realização de um curso superior é arbitrariamente necessária, não havendo vagas para quem não possui.

Olhando por outro lado, outra vantagem de fazer faculdade é que ela eleva a nossa condição de cidadão, o ambiente universitário abre nossa mente a novas ideias, ampliando nossa visão de mundo. Para entender mais sobre a nossa condição enquanto cidadão e entender os nossos direitos e deveres é necessário olhar para além do que os nossos olhos podem ver. É preciso sair do lugar comum, ver o mundo sobre outras óticas.

Vale a pena fazermos faculdade a fim de nos conectarmos a novas pessoas, fazermos novos amigos com perspectivas de vida e sonhos parecidos com o nosso, e, ao mesmo tempo, aprender com o diferente. Conhecer histórias de vida e experiências que nos agregam e aumentam nosso repertório. O dia a dia da faculdade, as discussões com os professores, o contato com pessoas de diferentes cidades, os almoços no restaurante universitário, e a convivência fora de casa (quando se estuda fora) fazem com que cresçamos como indivíduo. Essa rede de contatos feita na faculdade, o networking, nos ajuda muito durante a nossa vida.

A faculdade, além do mais, nos obriga a pesquisar mais, estar mais interessado no conhecimento, estar em dia a dia com as notícias e por dentro dos acontecimentos que nos cercam e constroem a nossa realidade.

O Brasil e o Nível Superior

Ademais, é importante fazer faculdade, pois em nenhum momento da história do Brasil houve tantos incentivos e tantas oportunidades para se realizar um curso superior. O acesso a faculdade deixou de ser uma exclusividade das classes sociais dominantes, porque as políticas de cota em universidades públicas, as políticas de financiamento estudantil e as bolsas integrais e parciais em universidades particulares garantiram um acesso mais amplo ao ensino superior no Brasil. Além do mais, é possível optar por faculdade a distância, diminuindo os gastos o curso.

Na faculdade, raramente a rotina do estudante se resume a aulas. Normalmente, faz-se atividades práticas laboratoriais, estágios, consultas a outros departamentos, atividades extracurriculares como ligas acadêmicas, trabalho voluntário, ligas esportivas e atléticas, festas tradicionais, grupos de teatro e corais.

Segundo muitos especialistas, a melhor época para começar a faculdade é no fim da adolescência, no fim do ensino médio. É nessa época que os alunos estão conquistando autonomia, tornando-se independentes, fazendo as próprias escolhas.

Atualmente, um dos principais meios de acesso ao ensino superior é o Exame Nacional do Ensino Médio, o famoso ENEM. Por meio do Enem o estudante pode ter acesso às faculdades federais pelo SISU, a algumas faculdades particulares com bolsa pelo PROUNI e ao programa estudantil de financiamento, o FIES.